Sinópse
A sério, estou morta. Estou mesmo morta.
Morta morta morta. Morta. Morri. Morta. Morri.
Absolutamente morta. Morta de morta.
Mortérrima. Morta morta morta.
Antígona, imortalizada por Sófocles, tem sido ao longo de séculos protagonista de peças de teatro dramático, de Kleist a Anouilh, de Cocteau a Júlio Dantas ou António Pedro bem como uma inspiração artística, das artes visuais à opera, e filosófica (Heidegger, Steiner, Lacan, Butler, Zizek, Kilomba, Honegger, etc.). Carregada de metáforas e categorias, Antígona tem sido massacrada por conceitos portadores de ideias de “bem”, “justiça”, “emancipação”, “utopia” ou “desejo”.
Re: Antígona é o oposto disso por não ser um desafio ao passado mas ao presente. Ou um reply a um passado feito de perguntas sem resposta, como uma troca de emails sem esperança de retorno. Um espetáculo que não procura produzir nada, mas que marca presença, satura e desconcerta, para irritar. Quer isto dizer que Re: Antígona reage à alegoria ou à captura da figura de Antígona para proveito das atualizações, mas também que responde a uma Arte das “mensagens” e do “sobre” pedindo um tempinho para estar sem ser.
Re: Antígona mata a Antígona, de todas as formas que se lembrar, para lhe dar a morte a que nunca teve direito.
Ficha Técnica
Com André e. Teodósio, Inês Vaz, Maria João Vaz, Paula Diogo, Paulo Pascoal
Cenografia Tiago Alexandre
Figurinos Joana Barrios
Desenho de luz Joana Mário
Música original Miguel Lucas Mendes
Produção executiva Rita Pessoa
Direção de produção Teresa Miguel
Uma coprodução Teatro Nacional S. João, Fundação Centro Cultural de Belém
Sessões
Novidades em breve
Em breve poderás comentar e pontuar as peças, assim como seguir as tuas sala, companhias e atores favoritos.
Inscreve-te na nossa newsletter para ficares a par das novidades! Prometemos não fazer spam.